Elisa di Minas

Elisa di Minas

sábado, julho 16, 2011

Pisando em...

Nunca fui mulher de me preocupar com coisas chics. Nem sei bem o que é ser chic porque nasci cabocla de pai e mãe. Sempre arrastando chinelos velhos , cabeça ao vento , olhar embaçado e pescoço de girafa , fui vivendo. Vivendo a simplicidade de quem nasceu fora de época , em outro mundo. Ja quase centenária não me lembro de ter perdido um segundo sequer da vida me preocupando com o que urde sob meus pés. Amassaram barro , merdas , tropeçaram em pedras , se molharam , enrugueceram , doeram , calejaram.
Não sei se por desproteção divina , ou por ironia , ou por desumanidade , ou por sacanagem , sei lá eu, piso hoje no que serei amanhã. Você ja se imaginou pisando no futuro? Não?! Pois eu piso. Todos os dias , todos os dias eu piso no futuro. Sou privilegiada. Tenho sob meus pés o que nenhum de vocês tem: O FUTURO. Fique aí por uns minutos pensando como consigo isso. Pense , repense , medite ,aprofunde, busque ajuda , pesquise. Será que você consegue , como eu , pisar no futuro? Sei lá! Acredito que não!
Pois eu piso , e como piso!
Tente acompanhar comigo , aqui juntinho de mim. Espalharam frente à minha casa , assim de graça (não paguei nadinha por isso), um tapete riquissimo. Vale mais
que diamante , que ouro , que tudo que existe no mundo. Espalharam frente à minha casa um tapete, um tapete tecido de histórias , de alegrias , de sofrimento, de vitórias , de lutas , de tudo! Um tapete tricotado com mil vidas. MIL VIDAS! Um tapete que me lembra todos os dias o valor da vida. Um tapete de restos humanos , de ossos , de alças de caixões , de tecidos impregnados aos restos mortais. Um tapete de velas e flores ,de túmulos. Um tapete de cheiro fétido e asqueiroso. Um tapete que me provoca ânsias de vômitos e dores de cabeça. Piso nesse tapete todos os dias , não sei se sob meus pés existe restos de seu pai , sua mãe, seus irmãos , seus avós , seus tios , seus , suas...não sei!
Esse tapete está me levando à loucura! E foi depositado assim , jogado, amassado , como coisa sem valor , como entulho...na rua de frente da minha casa. Jogado , largado, abandonado , desrespeitado!Literalmente , piso no meu futuro! Literalmente eu piso!

Nenhum comentário: